domingo, 25 de março de 2012

Nos cachos da atualidade

Estava eu, hoje, em mais uma tarde, quando meu pai mexendo em seus vinis me chamou quase morrendo, para, segundo ele, me dar uma "ideia" para o blog. Eis que ele me coloca para escutar uma música de Elba Ramalho, com composição de Ivanildo Vilanova, que se chama nordeste independente, la dos anos 80( sim, meus pais são velhos). Contou toda a história da musica e me incentivou a falar dela hoje, eu realmente gostei muito da ideia de falar do poder do nordeste, mas como meu amigo comentou "a realidade tem que ser tratada como é", e é verdade, para que ficar falando sempre que o nordeste é superior? Que em 2007, logo no governo de lula, o nordeste pela primeira vez na história superou economicamente o sul... Eu vou é falar de como na época dos nossos pais as letras tinham histórias, tinham sentimentos, cultura, tinham conteúdo de verdade. Porque logo na época dos nossos pais eu não sei, ainda me pergunto por que não nasci nesse tempo. Ta aí a incrível letra vinda dos cachos de Elba Ramalho, e logo após a letra de João Lucas e Marcelo.
Sei que a letra é grande, mas você ta aqui para ler, deixe a preguiça de lado e se enriqueça mentalmente. E eu não colocarei vídeo porque sei que vocês não prestaram atenção na letra, mas na melodia.
NORDESTE INDEPENDENTE



Os políticos,os homens do poder,
esses que deveriam resolver,se
empenhar e solucionar os problemas
sérios e definitivos do país,eles
permanecem em Brasília,
nos gabinetes.
Quando se aproxima o ano das
eleições, eles saem de Brasília, eles
pegam o avião,vão lá no Nordeste,
sobrevoam a região,se certificam que
há seca realmente no Nordeste.E entra
ano sai ano e o sertão continua ao
Deus dará.Então,diante dessas
circunstâncias todas,é que o poeta
popular já ta fazendo música,coisas
engraçadas evidentemente,é mais ou
menos assim:imagine o Brasil ser
divivido e o Nordeste ficar
independente.
Já que existe no Sul esse conceito
que o Nordeste é ruim, seco e ingrato,
já que existe a separação de fato
é preciso torná-la de direito.
Quando um dia qualquer isso for feito
todos dois vão lucrar imensamente
começando uma vida diferente
da que a gente até hoje tem vivido
Imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
o Nordeste seria outro país
vigoroso, leal, rico e feliz
sem dever a ninguém no exterior.
Jangadeiro seria o senador
o cassado-de-roça era o suplente
cantador-de-viola o presidente
e o vaqueiro era o líder do partido.
Imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.
Em Recife o distrito industrial;
o idioma ia ser "nordestinense";
a bandeira, de renda cearense;
"Asa Branca" era o hino nacional;
o folheto era o símbolo oficial;
a moeda,o tostão de antigamente;
Conselheiro seria o inconfidente;
Lampião,o herói inesquecido.
Imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.
O Brasil vai ter de importar
do Nordeste algodão,cana, caju,
carnaúba,laranja,babaçu,
abacaxi e o sal de cozinhar.
O arroz.o agave do lugar,
a cebola,o petróleo,o aguardente.
O Nordeste é auto-suficiente,
o seu lucro,seria garantido.
Imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.
Povo do meu Brasil.
Políticos brasileiros.
Não pensem que vocês nos enganam,
porque nosso povo não é besta
.


EU QUERO TCHU TCHÁ TCHÁ



Eu quero tchu, eu quero tchá
Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Tchu tchá tchá tchu tchu tchá (2x)
Cheguei na balada, doidinho pra biritar,
A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,
O Neymar me chamou, e disse "faz um tchu tchá tchá",
Perguntei o que é isso, ele disse " vou te ensinar".
É uma dança sensual, em goiânia já pegou,
Em minas explodiu, em Santos já bombou,
No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,
Então faz o tchu tchá tchá, o brasil inteiro vai cantar.
Com joão lucas e marcelo,
Eu quero tchu, eu quero tchá
Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Tchu tchá tchá tchu tchu tchá (2x)
Cheguei na balada, doidinho pra biritar,
A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,
Uma mina me chamou, e disse "faz um tchu tchá tchá",
Perguntei o que é isso, ela disse " eu vou te ensinar".
É uma dança sensual, em Goiânia já pegou,
Em Minas explodiu, em Tocantins já bombou,
No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,
Então faz o tchu tchá tchá, o brasil inteiro vai cantar.
Com joão lucas e marcelo,
Eu quero tchu, eu quero tchá
Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Eu quero tchu, eu quero tchá
Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Tchu tchá tchá tchu tchu tchá

Não estou perseguindo João Lucas e Marcelo, só peguei um exemplo, de tantos que existem em nosso país hoje. Também não to dizendo que não temos música boa, Lenine, Seu Jorge, Nando Reis, e entre outros que o digam, o que quero dizer que isso é minoria comparada a tantas duplas sertanejas, bandas coloridas, cantores de brega seboso, de funks e até o pagode ta ficando desmerecido. Cada um tem o gosto para escutar o que quiser, não precisa meter pedrada nos outros, mas a questão é: Cadê a letra? Onde está o sentimento, a essência musical? Procuro ainda (em vão) encontrar uma ligação entre o “ai se eu te pego” e a “geração coca-cola”, o “vou pro baile procurar o meu negão” e “porque você me deixa tão solto”. São comparações, poderia passar o dia dando algumas, mas para que? A musica cultural só vai diminuir, mesmo que nós a enaltecemos e que surjam bandas novas que revolucionem, elas são poucas, e a sociedade é a maioria. As vezes me pergunto se a época de nossos pais teve musicas boas pelo fato deles estarem saindo de uma fase de repressão, onde as musicas rodeavam os fatos daquela época, na atualidade temos fatos também, só não procuramos nem nos interessamos, pois estamos preocupados demais assistindo “BBB” ou lendo uma revista que juramos dar conselhos para nossa vida.
A essência da musica ainda não morreu, se tivesse morta não estaria tão viva na memória de alguns jovens, na inspiração de bandas, em citações e nos vinis do meu pai, que em tardes de domingo pego para escutar. Vamos repintar a musica brasileira!

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :

  1. A música daquele tempo, retratava as condições sociais, fatos, e os conteúdos presente na mente da massa. Hoje, é muito comum ter esse tipo de música sem letra, sem conteúdo, sem essência, por que é o que existe hoje na mente das pessoas.
    Os valores mudaram, os costumes mudaram, a sociedade tecnológica tá evoluindo, mas a mente das pessoas tá regredindo. Essa é a verdade.

    ResponderExcluir