quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sabiás da minha terra #03: Projeto Sal

Sal grosso, refinado, iodado... Diferentes formas de algo que é indiscutivelmente importante. Necessário para a sobrevivência dos seres vivos, já foi até forma de pagamento devido a função de conservar alimentos, além de conservar, o sal tempera, dá novo gosto. 

Sua vida tá sem sal? 

Com Jáder Cabral (voz e violão), Monterrúbio Neto (percussão), Breno Lins (baixo), Rafael de Queiroz (guitarra e voz), Anderson Moura (tecladista) e Luiz Barreto (bateria) o Projeto Sal busca temperar a vida misturando os mais diversos ritmos ao sotaque pernambucano, fazendo jus à originalidade das bandas do estado. Em "Cabe mais um", Jáder canta: "abre essa ciranda e deixa eu entrar", hoje, eu peço a vocês, alpercateiros, um espaço pra deixá-los entrar e acabar com a falta de sal.

O Sal surgiu da vontade do vocalista, que compunha e já tinha algumas músicas prontas pedindo para serem produzidas, tocadas e cantadas pelos fãs, de formar uma banda. Em Novembro de 2012 o primeiro EP da banda, Preocupação, foi lançado oficialmente durante a comemoração do aniversário de nove anos da loja Passa Disco, o pocket show contou com a participação de ninguém menos que Nena Queiroga.

Preocupação, primeiro clipe da banda.

Apesar do EP levar o nome dessa música, ela não é a minha favorita. Com cinco faixas autorais, "Pequenininho" e "Fardo" foram as músicas que me fizeram cantar junto, seja sofrendo por amor ou dançando um brega rasgado, respectivamente.

Por favor, me ama baixinho?

Eu vooou choraaaaaaaaar, vou beber, vou me acabar!

Não posso esquecer de dizer que a sexta faixa é uma versão lindinha demais de "Se tu quiser" de Xico Bezerra, durante o show os meninos do Sal tocam versões de outras músicas bem conhecidas como "Tareco e mariola", por exemplo.

Conversando com o percussionista, Monterrúbio, perguntei o que ele achava sobre o cenário musical em Pernambuco: "O cenário da música pernambucana está crescendo. Novos grupos estão surgindo, vemos Karynna Spinelli, Pouca Chinfra, Tibério Azul, Francisco Nery, Igor de Carvalho, o próprio Sal, bandas novas estão surgindo além das personalidades tradicionais como a família Sarmento, Lula Queiroga e Lenine. Pernambuco é riquíssimo musicalmente e só tende a melhorar". E o que o Sal tem a acrescentar nisso tudo?: "o Sal traz uma mistura de estilos, a raiz afro juntando com o rock'n roll, além de uma batida pesada do heavy metal com uma pegada eletrônica psicodélica. Acho que o Sal traz de novo exatamente isso, essa mistura, que na verdade nao é nova, pernambucano sempre gostou de misturar, de inventar. Mas o interessante é isso, o baterista é fã de heavy metal, o cantor de Lenine, Luiz Gonzaga, Gal Costa, o baixista tem influências de Red Hot e Pink Floyd, o tecladista é ligado ao eletrônico, o guitarrista é bastante eclético, indo do rock pesado, do metal ao samba e eu cresci ouvindo os mestres do samba, afoxés, maracatus, então em meio a isso tudo que já tem, a gente entra com a mistura", falou Monterrúbio e Rafael completou: "o Sal trás inovações à música pernambucana, sem perder o elemento da nossa terra, a raiz".


Sim, o Projeto Sal é essa mistura deliciosa de se ouvir. O tipo de banda que você pode escutar sem preocupação, porque você vai gostar. Uma combinação que deu certo e ainda vai dar muito o que falar. Sua vida tá sem sal? Quer uma boa ideia? Dia 12 de Setembro tem show na estação central do metrô do Recife às 16h. Que tal temperar a sua tarde com boa música?


Mais informações:

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário