quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sabiás da minha terra #02: Eddie

O que é Eddie? Quem é Eddie? Ou melhor, quem são Eddie?

Fábio Trummer (voz e guitarra), Urêa (voz e percussão), Andret (trompetes, teclados e samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo); juntos, como se fossem uma única pessoa, liquidificados numa coisa só, essa é a banda Eddie. Preparem-se pois vocês vão acabar cantando por aí: EU SOU EDDIE! E seremos todos Eddie.

A banda olindense, formada em 1989, sofre influência dos mais variados ritmos indo do rock ao frevo, do hip hop à MPB resultando num gênero único que, na minha opinião, é muito difícil de ser classificado, pois transborda, vai além do convencional e não cabe em si. Eddie nos apresenta o "Original Olinda Style" que segundo Fábio Trummer é "um jeito de ver Olinda por todas as cidades, e de ver por todas as cidades as Olindas que elas são".


Casa caiada, água salgada...

Assim como Olinda se apresenta como uma cidade a ser descoberta, que recebe de braços abertos quem a procura, e como quem a procura geralmente quer mais e acaba voltando, o som envolvente da banda cativa o público e não é difícil escutar alguém dizer que foi a um show sem conhecê-los e que ao sair já se considerava fã. 

Com tantos anos de carreira é fácil imaginar que as músicas tenham mudado um pouco, afinal, vinte anos atrás tínhamos uma banda no começo de sua história na cena cultural do manguebeat com músicas fortemente influenciadas pelo rock, como por exemplo "Buraco de bala" e "Quando a maré encher", que ficou famosa por ter sido regravada pela Nação Zumbi e por Cássia Eller. Hoje temos uma Eddie madura e em seu melhor momento, entretanto vale ressaltar a originalidade da banda durante todos esses anos.




Minha apresentação no blog foi ao som de "Pode me chamar que eu vou", lembram? Nada melhor que uma banda autêntica, de altíssima qualidade, com um som envolvente para me dar as boas-vindas. Dessa vez, sou eu que darei as boas-vindas a quem não conhecia Eddie, sugiro que afastem os móveis, esqueçam os problemas e dancem "O baile Betinha".

Um grande baile eu vou dançar...

Mais informações:
*A discografia da banda está disponível para download no site oficial.



Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :

  1. Amo muito Olinda e apenas a banda Eddie consegue expressar com exatidão o que sinto.
    .
    Amei a postagem, parabéns!

    ResponderExcluir