domingo, 11 de agosto de 2013

Domingar no ponto certo

Domingo é dia de domingar, certo? Então nada melhor que um passeio pelas ciclofaixas do Recife! Não conhece ainda esse projeto da cidade?  Não experimentou ainda por quê? Bem, a nova prefeitura do Recife lançou há algum tempo um projeto para a nossa população se aproximar mais da própria cidade chamado "Eu amo Recife".  



Nesse projeto houve a ampliação e implantação em vários lugares da cidade, interligando  Zona Norte e Zona Sul numa longa ciclofaixa sinalizada por cones em todo o trajeto e respeitada por todos, cerca de 20 km, até agora. Brevemente irá privilegiar alguns (pouquíssimos) bairros da Zona Oeste.  Todo domingo e feriados a partir das 7h às 16h, há agentes controlando o trânsito, mais policiamento nas ruas e a prefeitura lançou a brilhante ideia do aluguel de bicicletas.

Essa não é uma notícia nova, com certeza, mas tenho sempre a obrigação de explicar, principalmente para nossos leitores que não são daqui. Mas uma explicação que tenho que dar, que muitos recifenses também não sabem, é sobre o processo de aluguel das bicicletas, pois muitos ainda não experimentaram esse meio. Em base do meu amor à cidade e, porque não tem ciclo faixa interligando meu bairro, fui obrigada com o maior prazer a alugar uma bike! 

Para alugar é muito fácil, e muitas pessoas desistem pelo fato de passar por um cadastro antes. Mas, vejam bem, o cadastro além de ser rápido e fácil de fazer, é preciso. Já imaginaram quantos casos de não-devolução (roubo) teriam? Então FAÇAM, mas exijam mais administração. Acordamos cedo para experimentar essa ideia e nos aborrecemos, já tínhamos o cadastro feito, dado o número de nossos cartões de crédito, só faltava ligar para desbloquear as bicicletas. Mas descobrimos que gastava-se crédito para ligar e a cada ligação falha, mais crédito (a ligação falha muitas vezes antes de finalmente pegar). Primeiro erro: não são apenas 5 reais que pagamos para utilizar a bicicleta, mas são os créditos da ligação.

Segundo erro vem pelo fato de que, quem não tem smartphone, não tem acesso total ao sistema (do BikePE), pois com o smartphone você tem a localização dos pontos de onde deixar a bicicleta, se tem vaga para deixar a bicicleta e quantas bicicletas disponíveis têm. Claro que você pode tirar a bicicleta com o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), mas você terá que andar rápido para devolver a bicicleta no PONTO CERTO. Terceiro erro: há 3 empresas/pontos de aluguel das bikes diferentes. Há o da Prefeitura do Recife, o do BikePE e o Porto leve. Mas não dá para diferenciar? Sim, o Porto Leve tem desenhos lindos pela bicicleta, mas os outros dois são laranjas e patrocinados pela ITAÚ. Em virtude, ou não, dessa má informação dada, as pessoas põem as bikes em qualquer um desses pontos, o que causa uma série de transtornos para nós e para os administradores.

Não é possível alugar a bicicleta se ela não estiver no local certo, ou seja, como saber se ela está no local certo ou não? Não tem ninguém para lhe auxiliar quando você liga para retirar a bike e quando você liga para retirar a bike da estação, lhe dão a informação de que "a estação pedida está em manutenção", mas se você estiver com um grupo de amigos e alguns já retiraram as bikes e deu problema nas outras "disponíveis",  onde achar o ponto CERTO mais próximo para retirar a sua bike, sem interromper o tempo de passeio deles que já está contando (e você não tem smartphone)? Desesperador e estressante.

Descobrimos, depois de 30 minutos corridos após dar problema  na retirada, que há um carro do ITAÚ, que tem como função colocar as bikes nos seus pontos certos, organizando-as. Mas como as pessoas passam o dia colocando nos pontos errados, esse carro passa o dia em funcionamento. O que poderia ser evitado, se nos fosse bem informado. Os agentes colocados para nos auxiliar, citados no início do texto, só sabem nos informar quais os pontos mais próximos, mas não sabem da variedade de aluguel.

Escrevo esse texto sem saber como funciona os outros dois tipos de aluguel, já que aceitei os serviços da BikePE, que possuí app para smartphones. E foi o único que achei mais explicado quando pesquisei para alugar.

São 5 meses, mais ou menos, de projeto. Apenas escrevo porque vi que eu e o meu grupo não fomos os únicos a passar por esses estresses. Sim, me diverti muito! Mas vi também pessoas desistindo de alugar por esses motivos citados. Não vou culpar a prefeitura, nem pedir uma passeata. Apenas peço melhoras para que um plano tão bom para a cidade dê certo. 


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :

  1. Também tive um monte de imprevistos e andei maia a pé do que de bicicleta, mas valeu muito. Espero que esse projeto perpetue, mas que eles busquem melhoras.

    ResponderExcluir