sexta-feira, 16 de março de 2012

Vidas Secas


Para você metido, que não sabe o sertão não atinge só ao nordeste, atinge a parte norte de Minas Gerais também. Não nos venham culpar se precisamos de ajuda do governo por conta das secas, não temos culpas se estamos localizados numa região onde a massa de ar úmida não chega até nós, e que poucos conhecem a chuva, mas para sua surpresa, eu sou nordestina, conheço a chuva , e sei o poder que uma enchente tem. Não sei se me sinto cada vez mais matuta quando outras pessoas pensam que no meu estado andamos por um solo rachado e podemos ver carcaças de animais ao sol. Sol que os severinos, de Vidas secas e de Morte e vida Severina, levaram em suas costas queimadas e doloridas. Só não me venha querer dizer agora que você não tem raiz nordestina, pois a maioria tem e não sabe, não sabem que o avô, bisavô, tataravôs de vocês sofreu tendo que sair da terra amada e tentar a vida no chão de concreto, e mesmo que não tenhas essas raízes, continuamos sendo todos iguais, porque ”se somos Severinos, iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina". Tenho pena dos Severinos que ainda existem por ai.
Tenho pena das pessoas que pensam isso, e pena das pessoas que vivenciam isso. Se ao menos pensasse dessa forma e tivesse vontade de ajudar essa precária situação, mas não, isso é mais motivo de preconceito. Sabe o que acontece pessoa esperta? Você que manda minha região ser extinta, que manda todos os nordestinos morrerem, que odeia meu povo no seu estado, para você que não ajuda essas situações de miséria nesse sertão tão profundo, simplesmente esquecestes de que a falta de ajuda na vida dessas pessoas, a falta de uma mão amiga, vai gerar no êxodo rural, eles iram procurar uma vida melhor na SUA terra, ai depois você quer expulsá-los daí?
Você não possui só uma mente seca, como uma alma também. Que tipo de ser humano quer extinguir alguém? Quer matar não só a uma pessoa, mas há varias. Tem gente que se acha tão rica a ponto de nos chamar de pobres, pobre somos todos nós, pois tu também moras em um país subdesenvolvido! Não tenho que mostrar motivos de amar meu estado nem dele ser melhor que o seu, pois isso já foi exposto de sobra. Infelizmente não posso expulsa-los de minhas terras, as minhas praias são o teu turismo, o teu dinheiro me enriquece, e é o único momento em que pensam que aqui não há só desgraça, seca, e pobreza, e sim lindas terras aonde vêm, sujam-na, e vão embora... Ainda me diz que tens nojo daqui? Se é você que nos suja e tenta atrasar nossa cidade.
Pare de praticar a xenofobia! Pare de tentar ser algo que você não é e de querer que o Brasil seja como queres que seja. Pois nosso país não vai mudar, os impostos continuam altos, as pessoas não vão deixar de ser negras, os gays não deixarão de ter a liberdade de escolha, Dilma foi eleita por todos e não só pelo nordeste, o ENEM continuará sendo aplicado, o maior carnaval do mundo é do nordeste, e os nordestinos não vão deixar de existir.
Então vamos rever o que dizemos antes de por na internet coisas sem nexo como essa aqui:http://doisespressos.wordpress.com/2010/11/01/mayara-petruso-e-a-xenofobia-no-twitter/

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário