terça-feira, 24 de abril de 2012

Bloco Cultural 01

  Não adiante começar mais um post pedindo desculpas, todos que leem sabem do nosso esforço como vestibulandas, "tamo" sem tempo cabra! Mas este será um novo quadro, um bloco cultural, iremos aborda-los com ataque de musicas, poesias, artistas, tudo de bom e do melhor, sem modinhas, apenas vejam o que iremos postar semanalmente, e se você já gosta, resta acompanhar sempre!
  Várzea do Capibaribe, segundo o Jornal do Commercio, um dos poucos bairros verdes que resta no nosso Recife. Todos os sábados, quase todos, ou apenas alguns, ta bom, sempre que posso, vou ao ensaio do maracatu bem na praça, é sempre bom ir para descansar e encontrar amigos. Mas sábado retrasado, o encontro do maracatu coincidiu com a feirinha artesanal, e ainda por cima, um grupo de coco veio se apresentar, ou seja, uma noite banhada com cultura e um luar magnífico. Porém, o que mais gostei foi de encontrar uma galera multicultural que estava escondida em algum lugar por ai, bastou os batuqueiros darem as primeiras batidas, para energia começar a nos contaminar. Mesmo que muitos estivessem esperando para ver o coco de roda se apresentar, eles permaneceram la do inicio ao fim. Foi muito bom ver pessoas cantando junto comigo, e balançando de um lado para outro. 
  Não pessoal, coco e maracatu não é brega, nem musica de macumba. Maracatu, ao menos algumas musicas, são de oferenda à orixás, e isso não é macumba! Até porque se fosse, meu lindo Vinícius de Morais seria um macumbeiro nato, com sua musicas de oferenda, como se ver em "Canto de Ossanha", além de se dizer ser o branco mais preto do Brasil...
  Não adianta discutir, mas vejam ai um vídeo de um maracatu "arretado" chamado Nação Porto Rico, esse é mais estilizado, e Canto de Ossanha de Vinícius...


                                   



Vocês podem mandar opções desse bloco para nós pelo nosso email, ou pelo comentário do post. Contribua com sua cultura!!





Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário