segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 2


                Olá, hoje retomaremos nossa rotina postando a segunda parte do “Dicionário Nordestino”, quadro que deve ir “ao ar” todas as segundas feiras. Pedimos desculpa por não ter postado periodicamente esses dias, escola está nos tomando tempo demais...
                Pulando as formalidades, hoje continuaremos nosso dicionário com uma palavra que combina bastante com a da semana retrasada: CHARQUE. Juro que um dia a gente para de falar de comida, mas enquanto isso não acontece fiquem com água na boca.
                A charque, para os que não conhecem, é um tipo de carne bem característica do Nordeste. Não sabemos dar um conceito específico que diferencie a carne de sol da carne de charque, mas para os que não são do Nordeste e nunca comeram nenhuma das duas podem ter certeza que o sabor difere bastante. A carne de sol é mais “suave” enquanto a carne de charque é bem salgada. Segundo alguns historiadores, surgiu diante da necessidade de conservar o alimento por mais tempo em algumas partes do nordeste, como não se tinha geladeira eles a envolviam com sal e depois colocavam em um local ventilado pra secar e levar em expedições desbravadoras mapa adentro, assim também podemos entender o outro nome dado para essa carne em alguns lugares do país, “carne seca”.
ATENÇÃO! Agora que você aprendeu o significado de charque não tem mais desculpas para colocar essa palavra em locais desnecessários. Um exemplo normal de confusão com essa palavra é a música de Guilherme Arantes, Cheia de Charme, que constantemente (até mesmo pelo autor da música) era cantada desta maneira:
“cheia de charque / desejo enorme...”
          
                Sinônimos: Carne Seca (essa você já viu no programa de Ana Maria Braga, Né?); Jabá (utilizada também em algumas partes do Nordeste).
Aplicação em frases:
FRASE 1: Maria não só comprou pastel de frango, como também comprou pastel de macaxeira com charque.
A sujeita da frase, Maria, estava com muita fome.
FRASE 2: Nossa, acho que aquela charque não me caiu muito bem.
É, Maria... Eu bem que sabia que comer tudo isso ia te fazer mal.
                Por hoje é só, gente. Desculpem mesmo pela demora, tentaremos cumprir com os horários que nos comprometemos com vocês. Desde já obrigada pela atenção. 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário