domingo, 6 de maio de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 3


                Hoje teremos a terceira parte do nosso dicionário, com uma palavra que todos conhecem, mas aqui é falada de um jeito especial: CABUETA.
                Esse verbete do nosso dicionário foi 100% inspirado no nosso ilustríssimo professor de Português, Rivaldo, que periodicamente nos fala sobre algumas curiosidades da nossa língua. Certo dia ele nos perguntou se sabíamos o que significava “alcaguete” e ficamos com essa mesma cara de dúvida que você deve estar fazendo agora.
                Assim como “você” que no princípio era “vossa mercê”, a palavra “alcaguete” foi sofrendo constantes mudanças com o passar do tempo e se transformando em “cagueta” ou “cabueta”.
                Aos que não sabem, cabuetar é o ato de denunciar/entregar alguém. Sabe aquele coleguinha da escola que fazia questão de dizer pra ‘”tia” que você tinha copiado a tarefa de Mariazinha? Pronto, esse menino é um cabueta.

Cabuetagem lvl: over 90000

                Sinônimos: dedo-duro, x-9 (se alguém souber o porquê dessa “palavra” pode me contar), delator (caso você vá se candidatar à prefeitura esse ano pode usar essa palavra pra o discurso ficar bonito), entre outras tantas baixarias que podem ser emitidas quando você está com raiva...
Aplicação em frase:
FRASE 1: Se você me cabuetar eu te encho de porrada.
Nessa primeira frase encontramos uma ameaça explícita, que constantemente é utilizada entre irmãos adolescentes em todo nosso país.
Então, gente, por hoje é só. Semana que vem sem falta tem post de dicionário de novo, estamos nos organizando e colocando nossa agenda nos eixos. Tenham uma boa semana! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário