segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 11


                Hoje nosso dicionário falará de uma palavra um tanto peculiar que constantemente faz parte dos vocabulários de mães desesperadas com as danações de meninos e meninas por todo o Nordeste. O verbete de hoje é “pisa”.
            Nesse caso o verbo não está conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo. Não. Acredito que em todas as situações de regionalismo a palavra “pisa” pode ser sinônimo de “surra”. Sabe quando a menina com o cabelo mais sarárá da escola aparece com suas madeixas mais lisas que pai de terceiranista em mês de inscrição pra o vestibular? Pronto, tenha certeza que por aqui todo mundo vai falar que ela deu uma “pisa” no cabelo. Inclusive, esse termo pode ser encontrado em uma música do maravilhoso letrista João do Morro que já foi citada em um dos nossos outros dicionários.

Cabelo de Beyoncé antes e depois da pisa.
            Além do caso cabelereiristico temos outro significado para “pisa”, esse não é muito agradável. Na verdade, essa segunda pisa só pode ser descrita por aqueles que já sentiram a morte muito de perto. Essa é a pisa das danações, que falei no começo do post. A palavra “pisa” é o significado mais literal de surra, levar sarrafo no lombo, apanhar de cinto e etc. Na verdade, quando tem esse sentido, essa frase só pode ser falada em duas situações diferentes:
FRASE 1: “Se mainha descobrir que eu quebrei a televisão vai me dar uma pisa”
Essa é a primeira maneira de se falar “pisa”, com um desespero incrível que só quem já quebrou um recém-comprado eletroeletrônico já sentiu.

FRASE 2: “Menino, se você passar pela minha frente hoje vou te dar uma pisa.”
Primeiro (no caso das mulheres) pensem que seu filho, que você passou nove meses carregando na barriga, pariu, fez você gastar dinheiro na criação dele e etc quebrou sua TV de plasma de 57 polegadas que você tinha acabado de comprar no feirão da Casas Bahia ou algo do tipo. Agora leia a frase de novo. Com o ódio dessa mãe. Viu como é uma palavra que pode ser dita de uma frase única?  




Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Um comentário :