domingo, 7 de outubro de 2012

Brasil: com ou sem educação?

Infelizmente, em pleno 2012, moramos em um país onde empurrar a sujeira para debaixo do tapete é melhor do que assumir os problemas e tentar resolvê-los. No meio de um caos, tentamos lidar com vários problemas, mas lidar não é resolvê-los. A educação não era para ser um problema, e sim a solução deles. Vamos empurrando as coisas, mandando nossos alunos para o exterior, dando tablets sem instruir para o uso, vamos abrindo as cotas preconceituosas e que apontam o defeito que eles tanto escondem: educação publica. 

O estado da educação brasileira é vergonhoso, e infelizmente não está sendo colocada como prioridade do país. Estou escrevendo este post por vergonha e revolta, não só minha mas de muitos estudantes que estão a poucos passos de ingressar em uma faculdade pública, mas infelizmente foram nos colocados obstáculos. Recentemente o nosso vestibular de segunda fase da UFPE foi adiado, deixando alguns tranquilos, outros caóticos e outros felizes. Na verdade é uma situação delicada, pois teremos mais tempo para estudar, mas enquanto as escolas e cursinhos? Como ficarão datados os aulões que nos auxiliavam perto da data? Sem contar com muitas viagens canceladas. Falando por mim, estou me sentindo um animal sem cuidados; parece até que ninguém liga para o quanto estou cansada, cansada de aulas que pegam até o fim de semana, cansada de sair de 7 da manhã e só voltar a noite e a hora dependendo do trânsito caótico em um ônibus lotado. Sem contar com outro obstáculo que teremos quando publicarem o edital: se a data de divulgação do listão for em fevereiro ou depois (devido a grande organização da faculdade), teremos que nos inscrever nos cursinhos sem saber se passamos ou não. E para terminar, ainda tem a porcentagem das cotas (lei que nossa presidenta acidentalmente assinou) que não foi divulgado definitivamente. E é criando cotas e mandando os alunos de escolas publicas para fora do país que conseguiremos melhorar a educação pública? Se não for consertada a base, a estrutura não vai resistir, e o profissional formado decairá de qualidade.

Se é ruim para nós, vestibulandos, que ainda não ingressamos, imagine para quem já está cursando. Alunos ficaram sem aula durante 4 meses por causa de uma greve, que no final não resultou em quase nada, o aumento de salário foi um MIXARIA. O calendário ficou caótico, segundas entradas nem iniciaram ainda, períodos têm que ser espremidos para terminar a prazo. E o aluno, como fica? Não fica. Simplesmente tem que se adaptar sem reclamar. Aluno é bicho e escolas/universidades são cativeiros. 

Para quem não sabe, a Disney oferece um programa para as férias, onde quem passa em 2 entrevistas em inglês, e uma delas feita por profissionais do parque, ganha a oportunidade de trabalhar lá durante o período de férias (novembro à fevereiro). Para fazer esta entrevista, a pessoa tem que se locomover até o Rio, São Paulo ou Belo Horizonte, e esperar que seja uma das escolhidas do Brasil todo. Entre 600 a 900 estudantes conseguiram conquistar seu sonho de trabalhar no parque mais famoso do mundo. E para passar para esse programa os pré-requisitos é de o aluno estar numa graduação de no mínimo 4 anos e reconhecida pelo MEC, então realmente não é fácil. Faltando 1 mês para a viagem, e com as aulas de volta em suas faculdades federais, há o grande surto que está para destruir com o sonho deles: o consulado americano não liberou o visto por conta que não podem perder as aulas das faculdades. Muitos largaram estágios e compraram suas malas e cuias, gastaram dinheiro e suas expectativas foram cortadas do dia para a noite. Culpa de um país onde a greve é feita para obter não salário, mas respeito de ser professor. 
  
O resultado é revolta. Pelo Brasil todo há campanhas para o consulado americano entender que a decisão de perder aula não é dos alunos, que o consulado não podem forçar eles a não irem e a não perderem aula. Os alunos sabem de suas responsabilidades, e sabem o que farão com suas graduações. Mas não sabem se podem realizar o sonho deles. É incrível o quanto os fatos estão interligados, o quanto uma decisão pode mudar a vida dos jovens, do futuro da nossa nação. 
  
Peço a Dilma que pense na vida e no sentimento de cada estudante brasileiro, e entenda que a vida não está fácil para ninguém. Precisamos ser tratados como a geração coca-cola, somo nós quem vamos ascender ou derrubar esse país de uma vez. 
  
Consulado Americano, seja mais flexível e pare de pensar que todo mundo é imigrante em potencial. Não destruam o sonho de todos esses estudantes!
  
Ministério da educação seja mais radical para tirar esse país do estado de emergente e finalmente sermos desenvolvidos. A base de tudo é o que é passado para cada aluno, seja de escola particular ou pública. Levem a educação a sério, que levaremos o governo também!

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

3 comentários :

  1. Fantástico. Sou um dos que foram prejudicados. Não embarco esse ano por conta dessa vergonha!!
    Muito obrigado por usar o seu meio de comunicação e sua força de expressão em prol de uma causa que "não é sua".
    Você não sabe o bem que nos faz em apoiar nosso sonho e se prepare para Magical Moments se nós formos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse país é uma piada... Pior que cada vez que elegemos alguém para ver se a situação melhora, a coisa só tende a piorar. Uma coisa que você esqueceu de citar, é o preço das passagens que continuam altos, e as condições são essas que você citou, precárias... Nós fizemos protestos e mais protestos para que esse valor baixasse ou nem subisse, e o que eles fizeram!? Se esconderam e pensaram, deixa a poeira baixar que esses bestas param de nos atacar quanto a isso. É bem tenso viver em um país que os líderes não estão nem aí para quem os coloca lá.
    Seu blog tá de parabéns! Ultimamente tenho acompanhado pouco, mas continua com a mesma qualidade ou até melhor, do dia em que me mandasse o link.

    ResponderExcluir
  3. Educação, assunto que por mais que se debata não se esgota, a questão da desorganização e do desrespeito é apenas uma de suas facetas. Quero pedir autorização para postar o seu texto,com a fonte é claro, na minha página: https://www.facebook.com/aescolaquetenhoaescolaquequero que foi criada, para levar à internet a questão da educação mais focada à situação das escolas brasileira, sejam elas públicas ou privadas, debatida em um fórum que aconteceu no dia 08/11 em nazaré da mata,mas que queremos realizar também em outras regiões do estado.

    ResponderExcluir