segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 4


                Como prometido voltamos em exatamente uma semana para um novo verbete do nosso dicionário. A palavra de hoje é CABULOSO.
                Muita gente no Sudeste ou no Sul (ou nos dois, não tenho certeza) fala “cabular” para denominar o delito cometido quando algum aluno falta uma aula de propósito (me corrijam se eu estiver errada), e falam: “Fulaninha cabulou aula hoje”. Aqui em Pernambuco não conjugamos a palavra “cabular”, nós a usamos para dar característica a alguma pessoa, logo, usamos como um adjetivo, e não como um verbo.
                Definir esse adjetivo é a parte mais difícil, já que caracterizar alguém como cabuloso é dar todo um novo conceito aplicado em uma palavra única para uma pessoa. Mas uma pessoa cabulosa é alguém complexo, chato e legal, meio irritante, cheio de mistérios... Um grande exemplo disso é o ilustre cabuloso, famoso torcedor do Sport Clube do Recife (também chamado de “torcedor mais kessi da ilha do retiro”, “quem mais gosta de aparecer na ilha do retiro”, “torcedor que mais grita por câmeras na ilha do retiro” e etc).

"Kessi" significado: pessoa que quer se enturmar a qualquer custo.
Foto: Google.
                Sinônimos:  cabuloso. Aprenda essa palavra porque ela é insubstituível.
                Aplicação em frases:
FRASE 1: “Mermão, esse bicho aí é muito cabuloso.”
Pesquisas afirmam que ssa é a frase com a palavra “cabuloso” mais usada no estado de Pernambuco.
FRASE 2: “Júlia é muito cabulosa!”
Estou apenas repassando o que me contam, vou ser jornalista e tenho que expor o que falam mesmo que não concorde com isso...
                Sugestões para a palavra da próxima semana? Podem mandar nos comentários! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário