segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 5


                Com o atraso de uma semana voltamos com nosso dicionário. A palavra de hoje é APERREAR (obrigada pela ideia, Mari).
                Não, não é arrepiar, é aperrear mesmo, popularmente escrito como “aperriar”. O mais interessante é que assim como muitas outras palavras características daqui “aperrear” pode ter mais de um sentido. Quando “aperreamos os outros” nós estamos irritando/arretando os outros, enchendo o saco. E quando estamos “aperreados” quer dizer que estamos agoniados/nervosos.
                Dá uma olhada no aperreio que Luiz Gonzaga passa na cidade grande e do quanto sente falta do seu sertão na música “Matuto Aperreado”:

                                                      "Sou caboclo que nasceu lá no sertão
                                                                       Tenho orgulho em dizer que sou de lá”
           
                Sinônimos para pessoa aperreada: pessoa agoniada, pessoa avexada. Sinônimos para pessoa que aperreia: pessoa que arreta, pessoa que enche o saco.
                Aplicação em frases:
FRASE 1: Ritinha saiu há mais de duas horas e ainda não voltou, estou começando a me aperrear.
Nessa frase encontramos alguém, provavelmente a mãe de Ritinha, preocupada com seu paradeiro.
FRASE 2: Meu irmão, se você continuar me aperreando desse jeito eu vou te encher de porrada.
Acho que deu pra entender, né? Hahhaha

É isso, gente, os posts não estão muito grandes porque as provas estão chegando. Boa semana para todos, até quando der!



Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário