segunda-feira, 21 de maio de 2012

E o Sertão vai virar mar?












               Essa é a realidade que o estado pernambucano sempre vivenciou, e está mais uma vez enfrentando. Já perdemos 91% da produção de milho no estado, contando com apenas 9% do nosso alimento típico de São João para ser usufruído. Quase metade dos municípios está sem água e o número dos que já declararam estado de emergência chegou a 90. O governo liberou 800 carros pipa para abastecer a cidade, começou a distribuir sementes de milho para as famílias afetadas e anunciou a entrada de 164 milhões de reais para a construção de poços. Mas, infelizmente, essa ajuda não vai acabar com uma situação que é há muito tempo deixada de lado por problemas “mais importantes” como a má arbitragem dos campeonatos estaduais ou campeonato brasileiro que acabou de começar. Muitas pessoas encaram a seca no Nordeste como algo normal (algumas delas pensam que é a única coisa que encontramos aqui). Os que vêem as coisas desse jeito precisam entender que morrer de sede e fome é desumano para um país que cresce tanto e para um estado como Pernambuco, que vem crescendo em uma porcentagem maior que a do Brasil.
            O problema é que estão tentando melhorar um desastre muito em cima da hora. Vai demorar para que uma seca dessas proporções seja revertida. Mesmo com a liberação de 800 carros pipa nem todos estão sendo utilizados, as sementes de milho que estão sendo liberadas demorarão alguns meses até serem colhidas e até os poços serem construídos em noventa municípios muitas pessoas já terão desistido dessas vidas e estarão longe de suas terras, e outros estarão sob “a parte que lhe cabe deste latifúndio”. É claro que feitos como esse amenizarão a situação após um tempo e melhorarão as condições de alguns municípios diante de novas estiagens, no entanto, tenha certeza de que se nós mesmos nos mobilizarmos esse pesadelo acaba, pelo menos por esse ano, já que todo ano pessoas perdem seu sono pensando nisso. Esse mar de terra ainda tem muito para contar, e muitos Severinos precisando de sua ajuda.

                Esse problema é nosso, não é apenas o sertão que está sem água. A seca até agora atingiu mais de trinta estados do agreste chegando até Pombos, na zona da mata, e continua secando. Tenho pena de muitos Fabianos e Sinhás Vitórias que ainda sonham em que um dia o sertão vai virar mar, e rezo para que a água chegue a seus lares o mais rápido possível, para manter seus sonhos e vidas intactos. Aproveitem senhores políticos, para fazer suas campanhas ajudando essas pessoas. Não prometam para depois, façam agora para não ter que arcar com pendências dentro de alguns anos.
                Se você, meu caro leitor, tiver um mínimo de sensibilidade e quiser colaborar mantendo esses sonhos vivos, eu e Lorena estamos aceitando alimentos não-perecíveis até essa quinta-feira (24/05). Um caminhão do curso em que eu estudo irá escolher a cidade em pior estado para ajudar, não é muita coisa, mas já é uma grande atitude. Não importa quem doa mais ou menos, não medimos isso, o que vale é a intenção de ajudar. E não se esqueçam “povo do meu Brasil, políticos brasileiros. Não pensem que vocês nos enganam porque nosso povo não é besta.”
                PS: após um pouco de pesquisa não encontrei nenhum ponto de apoio para doações em estados fora do Nordeste do Brasil, como os que constantemente víamos aqui em Recife quando houve enchentes em SC ou desabamentos no RJ. Caso algum leitor saiba de pontos para doação de alimento em outros estados, por favor, nos diga, quem sabe assim podemos contar com a ajuda de mais lugares.
                Obrigada desde já. 



Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário