domingo, 3 de junho de 2012

BLOCO CULTURAL 04


                O bloco cultural de hoje tem uma novidade, acho que pela primeira vez não falaremos de algo muito relacionado à cultura nordestina: Engenheiros do Hawaii. Para os que não sabem Engenheiros do Hawaii é uma banda do Sul do Brasil (mais precisamente de Porto Alegre) que tem mais de vinte anos de formação. Acredito que todo mundo já ouviu pelo menos “O Papa é pop” na voz de Humberto Gessinger, certo? 
                Bem, a história da banda muita gente sabe, e quem não sabe procura na internet. O que deve ser contado é que EngHaw (assim como muitas outras bandas do rock nacional da década de oitenta) alavancou sua carreira em um momento de liberdade. Sabe aquele suspiro incrível que você dá depois de sair de um Barro/Macaxeira lotado? Pronto! Imagine a sua sociedade sendo apertada, calada e torturada por uma ditadura de décadas. Quando esse aperto se afrouxa o que você mais quer é poder falar, gritar. Esse é o lado que poucos conhecem de Engenheiros do Hawaii. Por trás de “Pra Ser Sincero” Encontramos músicas como “Filmes de guerra, canções de amor” ou “Ouça o que eu digo, não ouça ninguém”, que criticam a sociedade, trazendo a tona todo um ar de rebeldia que desagrada um bocado de gente. Mas não há rebeldia que não se acalme com o tempo. Com o hiato em que a banda entrou em 2008 Gessinger começou um projeto paralelo com outro cantor sulista, Duca Leindecker, o duo se chama “Pouca Vogal”, e canta de uma maneira mais “pacífica” músicas de Engenheiros, Cidadão Quem (banda de Duca) e do próprio duo.
                Mesmo com a banda dando um tempo e com o projeto paralelo de Gessinger podemos notar uma coisa: EngHaw é uma banda atemporal. Não só pelo fato de cantar letras que se encaixam em diferentes épocas, mas porque a banda evoluiu de acordo com o tempo. Passaram pelos discos de vinil, CDs, e mesmo dando um tempo são acessíveis ao povo. Um exemplo dessa acessibilidade é que todo mês Humberto faz um show ao vivo pelo twitter, assim, sem cobrar ingressos. Para os que nunca viram:



               Bem, um dia desses Gessinger foi ao programa de Danilo Gentili, na band. Lá respondeu perguntas de inúmeros fãs, entre as perguntas, é claro, estava a que todos fazem desde 2008: e Engenheiros, tem volta?






                O retorno de Engenheiros do Hawaii já foi muitas vezes anunciado por Humberto, em muitas datas diferentes. Esperamos que esse seja definitivo e que de 2013 não passe, vai ser no mínimo interessante experimentar a nova fase de uma banda tão visada pelo país.


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário