segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 6


                Antes de falar sobre a palavra do dicionário dessa semana preciso encaixar vocês no “contexto” do nosso verbete. Minha avó e meu avô nasceram em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, e lá passaram boa parte de sua vida. Depois disso passaram um tempo entre Bahia e Pernambuco e terminaram se instalando em Recife. Logo, convivi por muito tempo com costumes que achava que eram da minha cidade, mas na verdade eram costumes ou expressões de outros cantos. Aqui em casa mesmo temos o hábito de comer farofa todos os dias, e sempre que eu comentava com um colega meu que eu tinha paçoca (carne de charque batida com farofa) pro almoço eles ficavam me perguntando se aquele doce que parecia uma rolha combinava com comida caseira... Enfim, vamos manter o foco. O que eu quero dizer é que a palavra de hoje não é muito popular em Recife (se é que é utilizada aqui).
                Hoje falaremos sobre a expressão “marmota”. Não! Não é o bicho marmota. A expressão é utilizada (principalmente pela minha avó) para caracterizar algo “estranho” (na maioria das vezes em frases interrogativas). Deixa eu traduzir pra vocês: a frase “Que marmota é essa?” É equivalente a “Que p%##* é essa?”

Marmota (sentido animal) x Marmota (sentido social)

Sinônimos: é difícil encontrar sinônimos para uma expressão como essa, mas podemos relacionar com algo excêntrico, estranho...
Aplicação em frases:
FRASE 1: Que marmota é essa que Mariazinha está fazendo?
FRASE 2: Deixe de marmota e sente direito nessa cadeira.
                Boa semana para com feriadão no meio para vocês! 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário