terça-feira, 12 de junho de 2012

Vida de vestibular

  Ueba! O São João chega, mas num piscar de olhos já já vai embora. Desculpem caros leitores nossos sumiços e pequenas postagens, estamos nos preparando para uma das ultimas confraternizações do terceiro ano: a quadrilha do colégio. Ao menos para mim e para Lorena, está tomando muito tempo, estamos nos dedicando ao máximo escrevendo a peça, desenhando as roupas, dando alegria e voz a mais bela quadrilha desse sertão. Mas se engana quem pensa que só nos dedicamos a isso, estamos atoladas de estudos, provas se aproximando, e pai e mãe botando pressão, terceiranista não tem São João! Tudo bem, temos que tomar esse tempo para dar uma relaxada, mas se pararmos de estudar, é mais um concorrente passando na frente, essa é a triste realidade.
  Para você que não é vestibulando, pode ser complicado entender o que rola em nossas cabeças, devem pensar que ser terceirão é impor autoridade na escola, que o lanche na cantina sai mais barato e que os professores nos passarão de ano. Estão totalmente enganados! Assim como vocês, nós além de estudar para o vestibular, também temos que nos preocupar em passar de ano (para mim ta sendo mais difícil do que tentar passar no vestibular), não mandamos na escola, muitos não têm mais tempo de dar cochiladas durante a tarde, outros passam o dia inteiro em escola/cursos, sem contar nas aulas em fins de semana. A única meia verdade, é o fato de implorar para a tia da cantina que somos pobres coitados e não temos tempo para comer, ela faz um fiado legal, ou não, nem toda tiazinha é gente fina.
  Está certo que cada curso exige um esforço a mais outro a menos, como no caso de medicina, mas isso não é motivo para estudar menos. No meu caso não sou aquele concluinte que não dorme e não come, até porque isso é exagero, existe tempo para tudo e se alimentar e dormir são as fontes de equilíbrio e fortalecimento; não nego que as vezes não durmo bem, mas cada caso tem seu caso. Até tempo para dar uma relaxada tempos, é só saber se organizar e não deixar o assunto acumular, se não vai perder de dançar e pular fogueira. Há um grande problema em não deixar o assunto acumular, é muito assunto para tão pouco tempo, e o jeito é sacrificar sim o seus finais de semana, São João, jogos do seu time, cineminhas, feriadões...
  No fim só os fortes sobreviverão para contar como agarraram com força suas vagas. É difícil abrir mão de tantas coisas durante um ano inteiro, como ignorar os convites para sair? Eu não sou a melhor pessoa para dizer que vai valer a pena. Mas hei de concordar que quem se esforça alcança seus objetivos e que é apenas um ano, entre tantos que ainda temos pela frente. Agora eu lhe pergunto, passar no vestibular vale tudo isso? Só você sabe o que quer para sua vida.
 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário