domingo, 16 de setembro de 2012

Eleições 2012 - Daniel Coelho



Nosso segundo post sobre as eleições 2012 falará sobre o candidato Daniel Coelho, do PSDB. Eleito como deputado estadual nas ultimas eleições e sendo um dos mais jovens a disputar o cargo para a prefeitura da cidade. Daniel apresentou constante crescimento nas pesquisas e segundo os últimos dados divulgados está em terceiro lugar, com 19% das pretensões de voto, no momento o candidato ambiciona ultrapassar o candidato Humberto Costa, do PT, podendo concorrer ao segundo turno. 

Principais propostas:
Um diferencial que notamos no candidato é a peculiar forma de mostrar propostas ao público, até nas suas propagandas eleitorais o candidato fala que não tem a intenção de expor apenas números, e sim de apresentar soluções – teoricamente - concretas para o governo. Primeiramente, Daniel preza pela política ambiental ao falar que qualquer proposta que, mesmo trazendo benefícios para Recife, agrida ainda mais o meio ambiente não é uma boa proposta. O plano mais ousado de Daniel é o de direcionar 25% de recursos municipais para a educação, melhorando as estruturas das escolas, o salário dos professores e também estendendo a carga horária dos alunos para tempo integral (essa proposta, também abordada por Geraldo Júlio, causou polêmica em um dos debates políticos televisionados, quando um candidato acusou o outro de “roubo”). Outra proposta interessante do candidato é melhorar as integrações de transporte entre a Região Metropolitana Do Recife, facilitando o transporte entre nossas cidades “gêmeas” (Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes...) acoplando não só corredores novos para ônibus, mas também a navegação fluvial, aliviando o caos atual no trânsito de Recife. Além disso, o candidato também planeja revitalizar as avenidas e ruas da cidade, que estão constantemente cheias de buracos.

Por que votar em Daniel?
Mesmo sendo jovem, Daniel não é o candidato mais inexperiente no sentido “público” dessas eleições, já que ocupou por duas vezes consecutivas o cargo de vereador e passou dois anos como deputado estadual, cargo que deixou de lado para se candidatar à prefeitura. Daniel é popular principalmente entre os jovens, tanto pela sua preocupação com causas ambientais (por muito tempo foi filiado ao Partido Verde), como também por sua forte oposição aos que estão no poder do Estado (uma de suas promessas é “pagar o fiado do PT”). Sua popularidade pode também ser consequência de sua boa “campanha virtual”, Daniel talvez seja o candidato que tem mais popularidade na internet e constantemente compartilha com seus eleitores seus planejamentos, agendas e novas propagandas. Toda essa propaganda  virtual pode ter contribuído para sua crescente popularidade nas pesquisas.

Por que não votar em Daniel?
O candidato teve seu nome relacionado com o escândalo das notas frias, que causou um “rombo” de mais de um milhão nos cofres públicos do estado, o candidato se inocenta das acusações. Além disso, a figura do candidato tem mudado muito desde a sua candidatura, quando tinha menos popularidade nas pesquisas Daniel mostrava suas propostas de uma maneira menos “despreocupada” com críticas da oposição. Ao alcançar popularidade entre eleitores recifenses o mesmo passou a publicar propagandas cada vez mais “radicais”, que acusam outros candidatos de plágio das suas propostas e que constantemente citam nomes de candidatos e partidos, propagandas como essas não são necessárias e representam falta de ética. Devemos considerar que mesmo eleito como prefeito e com as melhores propostas o apoio político ainda é necessário, esse apoio não seria fácil de encontrar nas situações atuais e sua falta poderia ser prejudicial para o candidato.
        
Os que estiverem mais interessados nas inúmeras propostas do candidato do PSDB podem procurá-las aqui.
Semana que vem voltamos com o terceiro post da série falando sobre o candidato Humberto Costa, do PT. 


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário