domingo, 28 de julho de 2013

O sanfoneiro cochilou

"Gênios não têm substitutos. Têm seguidores."

Foto: Jornal O Cotidiano

Quantos seguidores Dominguinhos deixou na tarde dessa terça-feira (23)? Quantas sanfonas se calaram em luto pelo mestre? Pois bem, o Surra está de luto por José Domingos, afinal, ele também era um alpercateiro!


A notícia de sua morte nos deu uma surra! Ele era um sertanejo e, concordando com Euclides da Cunha, o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Então, por que morreu? Bem, nós nascemos com a finalidade de morrer, mas vivemos para somar nossos valores ao mundo e é certo que Dominguinhos nos deixou os seus. Qual sertanejo não sabe cantar: "estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade"? Ou "eu só quero um amor, que acabe o meu sofrer"? Era isso que ele queria, espalhar música pelo sertão, por isso vai deixar na mala de muitos artistas bastante saudade, porque ele divulgava e apoiava a música deles, além de acolher e auxiliar novos forrozeiros, como o cantor Cezzinha e tantos outros.

Dominguinhos um dia já foi iniciante como Cezzinha. Aos seus 8 anos tocou para o rei do baião na porta do hotel em que ele se hospedou, Gonzagão deu a ele e seus irmãos dinheiro e seu endereço no Rio. Quando o pai de Dominguinhos se cansou de Garanhuns, se mandaram em um caminhão pau-de-arara e foram parar em Nilópolis(RJ). Ganhou uma Sanfona do rei assim que chegou e ali firmaram uma amizade.

Foto: nominuto.com
Depois de motorista, apadrinhado, amigo e de tocar na maioria dos discos do rei do baião, a coroa de Gonzaga passa para Dominguinhos, mas não como um substituto e sim como um seguidor, que acaba de deixar outros seguidores .

Quem via o alpercateiro, não diria que a doença lhe abalava. A ex-mulher conta que sempre tinha música dentro da UTI, ela levava um aparelho de som para tocar as músicas dele e de cantores que ele gostava. Pois bem, o sanfoneiro faleceu na música.

Não devemos ficar tristes, devemos sentir saudades. Ficamos tristes quando Freddie Mercury, Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e outros morreram, mas ficamos felizes quando escutamos suas músicas. Pedimos o mesmo para nosso mestre sanfoneiro, afinal, a partir de agora, não haverá um São João que não lembraremos dele, como se já não lembrássemos, não é mesmo?

Gonzaga cantou: "o candeeiro se apagou, o sanfoneiro cochilou, a sanfona não parou e o forró continuou"; a sanfona de Dominguinhos não vai parar só porque ele está cochilando, o forró continua.


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário