quinta-feira, 25 de julho de 2013

Severinos #01: Antes tarde que nunca

Vocês lembram da promoção dos Airados? Não? Tudo bem, é que já faz um tempinho... Quem curtisse a página da banda, a página do Surra e desse a sugestão mais arretada de um bloco novo aqui pro blog ganharia a camiseta da banda e veria a sua ideia se tornar real. Pois bem, o vencedor da promoção foi o alpercateiro Mateus Schuler com a seguinte ideia: "Um bloco falando da história pernambucana e mostrando qual a influência que tem na cultura, citando os principais nomes de cada área. Destaques nas ciências, música, literatura, esportes e artes. Falar também das principais festas e suas ajudas no desenvolvimento do turismo. Além disso, falar de causos, contos e folclore do nosso querido, amado e defendido por mim PERNAMBUCO".


A camisa foi entregue assim que a promoção acabou, duvida? Tem foto na página provando. Entretanto, o bloco novo nunca chegou a ir ao ar por motivos diversos. Como quem promete deve cumprir, o que nem sempre acontece devido aos fuleiros de plantão, adaptamos um pouco a ideia de Mateus (apenas pelo fato dela ser muito abrangente) e nasceu o bloco Severinos.

A proposta do bloco é mostrar pernambucanos que merecem ser lembrados por terem influenciado a história de Pernambuco, do Brasil e do mundo (por que não?) de alguma forma, sem esquecer de relacionar as pessoas à história, trazendo curiosidades e o que for possível (e me der na telha, muahaha).

Mari, e por que Severinos? O personagem Severino foi criado por João Cabral de Melo Neto, no Auto de Natal Pernambucano, Morte e Vida Severina, para representar os retirantes que diariamente saem de suas casas em busca de uma vida melhor fora do sertão, Severino, assim como eu e como todas as pessoas que serão lembradas neste bloco é nordestino. Logo, nós do Surra acreditamos ser uma homenagem interessante não só ao personagem e ao autor, mas a qualquer nordestino. 

Dadas as devidas explicações, aguardem o primeiro Severino a ser homenageado por aqui, alguém faz ideia de quem será?

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário