domingo, 7 de julho de 2013

Rádio Frei Caneca, você já ouviu falar?

Parece que há algo no sangue do pernambucano que o empurra para o novo, que o inquieta, que faz com que ele sinta a necessidade de criar. No cenário musical de Pernambuco isso não é diferente: só no ano de 2012 foram lançados mais de 180 discos de artistas do estado, mas, sinto dizer que a maioria dos pernambucanos não ouve a música que é produzida na sua própria terra. Uma das razões para que isso ocorra é que poucos desses artistas têm suas músicas executadas em rádios locais. Esse problema poderia ser resolvido ou amenizado com a criação de uma rádio pública que priorizasse a divulgação da cultura local. OPA. PERAÍ. VAMOS COM CALMA. Essa rádio não já existe?

É nesse momento que nos esbarramos com uma “lenda urbana” da cidade do Recife, a rádio Frei Caneca. Essa rádio pública existe e foi criada por lei no ano de 1960, em um projeto do vereador Liberato Costa Júnior, entretanto nunca foi ao ar. E inclusive virou motivo de piada de um perfil no Twitter que se diz a Rádio Frei Caneca e usa como descrição a frase: "esperando há anos...". Em 1996, no manifesto “Quanto vale uma vida”, Fred Zero Quatro já mostrava a necessidade que a criação efetiva da rádio fazia, afinal, nada melhor que uma rádio pública para divulgar o movimento manguebeat: “Temos como objetivo imediato pressionar a Prefeitura do Recife para tirar do papel e colocar no ar a rádio Frei Caneca FM, uma emissora sem fins lucrativos cujo orçamento para 97, ao que parece, já foi aprovado pela Câmara Municipal”.

Na virada do milênio, durante a primeira gestão do ex-prefeito João Paulo, foi montada uma comissão que tinha como objetivo tirar o projeto do papel. Finalmente um prefeito estava se posicionando sobre o assunto e a rádio parecia que ia sair. Doce ilusão. Para funcionar, era preciso uma outorga de concessão do Ministério das Comunicações. Essa concessão só foi dada em 2011, durante a gestão do ex-prefeito João da Costa. Lei feita, comissão formada, concessão em mãos e endereço físico decidido, será que agora vai? Ainda não. Motivos? Problemas técnicos.

Durante a campanha eleitoral do atual prefeito Geraldo Júlio, a rádio foi destacada como uma das prioridades do socialista. O candidato foi eleito. Cabe a nós, pernambucanos, não deixarmos que essa promessa caia no esquecimento e a nós, do Surra de Alpercata, especialmente a mim como futura radialista, que nossos leitores tomem conhecimento desse problema tão pouco discutido entre as pessoas que não são do meio de comunicação, mas que diz respeito a todos.

Liberato Costa Júnior, que com seus 96 anos ainda espera ouvir a Frei Caneca. Foto: Blenda Souto Maior.





Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

3 comentários :

  1. ...o que seria bárbaro, tantas bandas novas da nossa terra e tão pouca divulgação!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí,tem que cobrar mesmo,afinal se fala tanto em cultura regional e não fazem nada para divulga-las,esses políticos só lembram disso na hora de fazer campanhas mentirosas "ATENÇÃO SENHORES PREFEITOS" A MÚSICA PERNAMBUCANA TAMBÉM É CULTURA ...vamos colocar essa rádio pra funcionar "FAZ ESSE FAVOR" O POVO E OS ARTISTAS PERNAMBUCANOS AGRADECEM !!!!!!

    ResponderExcluir