terça-feira, 16 de julho de 2013

Sabiás da minha terra #01: Tibério Azul

Segundo Manoel de Barros, "Bandarra é cavalo solto no pasto, às moscas". "Bandarra, ou o caminho que vai dar no sol" é também o primeiro disco solo do artista pernambucano, Tibério Azul.

"Inventor de música, catador de ideias, peneira de palavras" essas são algumas expressões que Tibério usa para se descrever em seu perfil no Twitter. Iniciou sua carreira com a banda Mula Manca & a Triste (que depois passou a ser Fabulosa) Figura, canta na banda Seu Chico e agora está no caminho que vai dar no sol com Bandarra.

O primeiro contato que tive com o trabalho de Tibério foi através do Twitter quando ele estava divulgando o clipe da música "Veja só". O clipe dirigido por Gabriel Mascaro foi lançado antes do CD e tem a proposta de mostrar o "nascimento" do cantor a partir areia, o que exemplifica muito bem o seu trabalho: espontâneo, natural e orgânico.


Veja só, até parece que é o fim...

O CD lançado no fim de 2011 foi produzido pelo estúdio Das Caverna e contém 10 faixas de pura poesia e sotaque carregado. Dizer que Bandarra é mais um álbum tira a beleza do que ele realmente é, uma obra de arte. Tibério nos apresenta com engenhosa simplicidade uma nova forma de perceber a vida extraindo dela o ''bom olhar pro mundo" e em cada verso é perceptível o amor que ele tem por aquilo que faz, em "Trabalho", ouvimos: "há quem só trabalhe para ter salário, eu porém trabalho também por amor", em "Alquimista Tupi": "eis a poesia, sou a poesia".

Sua poesia cotidiana ganhou o público e em 2012 Azul foi convidado a se apresentar no Rec-beat, no Abril Pro Rock, no Festival de Inverno de Garanhuns, no Festival PE Nação Cultural, levou sua turnê para o Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Curitiba. E ainda rendeu uma parceria com a também pernambucana Clarice Falcão. No show da Oi Novo Som, no qual eles cantam juntos, interpretam a minha música favorita "Quando Maria me fundou o carnaval" que é uma das mais lindas formas de falar do amor, na minha opinião.


Quando Maria me fundou o carnaval, estava velho esquecido do assunto...

Pernambucano, arretado, original e surpreendente. Já nos apresentou o caminho que vai dar no sol, onde nos levará o próximo?

Mais informações:
Facebook de Tibério
Twitter de @tiberioazul
Site de Tibério
Baixe o cd!


Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário