segunda-feira, 19 de março de 2012

Dicionário Nordestino - Parte 1


               Hoje começaremos um dos nossos quadros que será o mais querido e famoso de todos (aham, ta certo...): O DICIONÁRIO NORDESTINO! Ah, o Nordeste! Somos conhecidos pelas belas praias, costumes e sotaques variados e característicos. Nesse dicionário nós iremos abordar muitos clichês que vocês provavelmente já conhecem. Mas não parem de ler, vão ter coisas novas, sério! Hahahaha
                A primeira palavra do nosso ilustre dicionário rende mais que sal: MACAXEIRA. Mas atenção: Não confunda Macaxeira (a raiz que todos nós comemos) com Barro/Macaxeira (o ônibus mais lotado da cidade).

É compreensível que vocês confundam, a semelhança é grande.
                Muitas vezes tenho a impressão de que macaxeira está para Recife assim como Baião-de-Dois está para Fortaleza; é impossível procurar almoço em lugares turísticos da cidade e não achar essa raiz que há séculos é cultivada em partes da América do Sul. Na praçinha de Boa Viagem você encontra desde macaxeira frita (que está há dois passos de substituir batata frita na nossa vida) até pastel de macaxeira com charque. Mas sem mais delongas, vamos para os sinônimos e aplicação em frases:
                Sinônimos: Mandioca, Aipim (este pode ser utilizado para outro tipo de raiz, muito semelhante à macaxeira), Maniva...
                Aplicação em Frases:
FRASE 1: “Você precisa tomar sol, pois parece uma macaxeira descascada.”
Nessa frase uma pessoa tenta falar para outra que ela está tão branca quanto uma macaxeira descascada. Para não encher o post de figuras deixaremos vocês procurarem as imagens.
FRASE 2: “Aquela mulher parece uma macaxeira de biquíni.”
Nessa frase, a pessoa que foi aconselhada a tomar sol no primeiro exemplo resolve ir à praia, mas a tonalidade clara de sua pele e a forma cilíndrica de seu corpo a deixa com o perfil de uma macaxeira usando biquíni.

É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Ideias para a nossa próxima palavra? Mandem por comentário (se não tiverem ideias podem comentar também, não tem problema em deixar a gente sabendo que você leu! Hahaha). 

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

2 comentários :

  1. Muito bom!! ótimo blog, parabéns pras duas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meninas! Isso foi Ló que escreveu, né? BV é com
    Ló mesmo kk

    Adorando o blog.
    Cecília :*

    ResponderExcluir