segunda-feira, 12 de março de 2012

Ladeiras e Pontes em Festa

Parabéns para você, para mim, para todos nós! Por todas as pessoas que tem o prazer de morar nessas terras de verdes palmeiras, onde o sol nasce iluminando nossas pontes e ladeiras. Parabéns Recife e Olinda, pelos seus 475 e 477 anos, respectivamente. Quase meio milênio dessas duas terras que abrigam homens são de suor e mulheres trabalhadoras.
Maravilhosas cidades vizinhas que fazem parte da importante história do nosso país; é um privilégio incrível nos dias de hoje andar pelas ruas do bairro do Recife (mais conhecido como Recife Antigo, RA ou apenas aquele lugar com o Marco Zero e aquelas esculturas de Brennand) e poder ver onde a história ocorreu, nas ruas estreitas que eram palco da negociação de escravos há séculos atrás, ou nas inúmeras passagens subterrâneas planejadas por Nassau, que até hoje muitos ouviram falar e poucos viram de verdade, e Olinda, com suas ladeiras "impossíveis de subir" e "super fáceis de descer" (há não ser que seja carnaval, porque aí, meu amigo, o negócio fica sério).
Aniversário de dois lindos berços da cultura pernambucana, que tem o frevo e maracatu como canções de ninar, e os inúmeros pratos típicos (aquela macaxeira com charque e a tapioca do alto da Sé, por exemplo), fazendo parte do café, almoço e jantar de todo cidadão. O único lugar do mundo no qual crianças e adultos cantam e se emocionam com o hino do seu estado em pleno carnaval, e que carnaval! Carnaval, praias, sol, simpatia e alegria dessas duas cidades que são um paraíso turístico para o Brasil e o mundo!
Respirem a cultura, a raça e tenham orgulho por serem recifenses e olindenses, por terem nascido nessa terra tão fértil de pensamentos e artistas, que se expande cada vez mais. Parabéns para vocês, que moram nesse patrimônio histórico do Brasil!

Vale salientar que os vídeos a seguir são de 2007, mas são a melhor homenagem já feita pelas emissoras de TV da nossa cidade para Recife e Olinda, é de encher os olhos:
                                         
                                           Videos por: Luni Produções

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário