domingo, 9 de setembro de 2012

Eleições 2012 - Mendonça Filho


                Começamos nossa série de posts com o candidato do DEM (Democratas), José Mendonça Bezerra Filho. Mendonça foi o candidato que mais perdeu pretensão de votos desde a primeira pesquisa, começando em segundo lugar, atrás de Humberto Costa (candidato do PT) e atingindo apenas o quarto lugar nas ultimas pesquisas. Um péssimo desenvolvimento, se considerarmos que em 2008, ao se eleger também para o cargo de prefeito, atingiu o segundo lugar com 25% dos votos, perdendo para João da Costa.
Principais propostas:
Entre as diversas propostas que o representante do Democratas trouxe para Recife encontramos seu maior foco na área de transportes. Primeiramente, Mendonça apresentou à população aquela que talvez seja sua proposta mais “bem vista”: a criação do cartão “vai-e-vem”. Esse cartão forneceria para desempregados, autônomos, diaristas e portadores de doenças crônicas vinte passagens gratuitas por mês (vale salientar que a maior ostentação política do candidato é ter criado a meia passagem para estudantes na época em que foi Governador do estado).
Os defensores de transportes alternativos também serão beneficiados com as propostas do candidato: Mendonça planeja criar cerca de 50 km de ciclovias em Recife (uma interessante proposta, se considerarmos o crescente número de ciclistas na cidade, refletido nos últimos protestos contra a retirada de mais de 300 metros de uma ciclovia na Zona Norte). Além dos projetos que visam à inclusão das pessoas no transporte público e no transporte sustentável também encontramos planejamento de modificação em diversas avenidas da cidade, com viadutos, túneis e faixas exclusivas para ônibus, adaptando a cidade para o grande quantitativo de carros que transforma o trânsito do Recife em um constante caos.
Por que votar em Mendonça?
Como um dos principais representantes da oposição, Mendonça tem um histórico de quase trinta anos na política pernambucana, tradição que talvez tenha ajudado no seu carisma para com o povo e que também pode ajudá-lo a lidar com situações mais delicadas no governo. Além dos seus projetos na área de transporte temos diversos projetos que enfatizam o aumento do turismo na cidade, melhoria na educação, criação de creches e de espaços de saúde especializados na mulher e no idoso.
Por que não votar em Mendonça?
Apesar de enfatizar em sua campanha a melhora no transporte público, Mendonça, assim como a maior parte dos candidatos à prefeitura do Recife, não expressou planejamentos concretos para as linhas de metrô da cidade, o aumento de linhas, por exemplo, poderia ser uma alternativa viável para “aliviar” o trânsito do Recife.
Além disso, se Mendonça for eleito talvez não tenha o apoio político necessário para fazer um bom governo, já que o candidato tem uma característica comum aos membros da oposição: criticar os partidos que comandam o poder municipal e estadual em Pernambuco, principalmente em suas propagandas para a população “de massa”. Outro “contra” da sua campanha é o fraco programa ambiental proposto pelo político: encontramos em seus planejamentos apenas a “conscientização para projetos sustentáveis” e a programação de alguns parques na cidade. Levando em consideração o tamanho de seus projetos de obras para melhoria do trânsito podemos concluir que se tudo o que for proposto se concretizar haverá um pouco de desequilíbrio ambiental diante de tantas toneladas de concreto.


Para quem estiver interessado em mais propostas do candidato Mendonça Filho, pode visitar seu site clicando aquiSemana que vem voltamos falando um pouco sobre o candidato Daniel Filho, do PSDB, até agora o terceiro colocado nas pesquisas.
  

Júlia Luna

De morena tropicana à estudante de letras. Torcedora rubro negra e leitora do mundo. Faço da vida um carnaval, e da minha cultura a minha fé. " A palavra é meu domínio sobre o mundo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário